domingo, 22 de dezembro de 2013

Hollywood e o ideal de relacionamento perfeito e pessoas perfeitas.



O post de hoje é inspirado no filme: Como não perder essa mulher (título original: Don Jon). No filme o protagonista pula de galho em galho em relações efêmeras, até que se apaixona por uma mulher nota 10 e começa a se envolver com ela de fato.
Por esse início não parece um filme tão diferente da maioria dos filmes hollywoodianos. O cara conhece uma mulher linda, ela o “conserta”, os dois se entendem e eles são felizes para sempre. Mas não se engane com esse começo. A proposta do filme vai bem além, e ele trata de outros aspectos de um relacionamento e da própria sexualidade.
Me lembro do mestre David-X que fala, mulher adora um romance. As mulheres tendem a ser mais emocionais que nós homens, por isso elas fantasiam mais um relacionamento, e tem algumas expectativas em torno dele, que são criadas em função de sua criação, da cultura que permeamos, e de vários outros fatores.
O filme mostra exatamente isso! Como homens e mulheres fantasiam um relacionamento ideal, e como o próprio cinema contribui para dar a noção de homem e mulher perfeitos e de um relacionamento ideal.
No filme apesar da química e afinidade aparente, a namorada de Jon, protagonista do filme começa a se decepcionar quando percebe no seu parceiro algumas coisas que não estão de acordo com seu protótipo de príncipe encantado. Como seu vício em pornografia ou o fato dele limpar seu próprio apartamento, coisa que ela julga que um homem não deve fazer.
Ele então tenta desesperadamente ser aquele cara que ela imagina ser o ideal. Até que o relacionamento sucumbi. Ele então recebe uma pressão enorme, por não ter conservado um relacionamento com uma mulher tão bonita. E eis que sua irmã em meio em uma discussão acerca disso solta o ponto áureo do filme:  
“Aquela garota só quer saber dela. Ela não se importa com o Johnny, ela não sabe nada sobre você. Ela só queria um cara que fizesse tudo que ela quisesse.
Pensei muito sobre isso. Quantas vezes quisemos ser o príncipe que uma mulher fantasiou?! Quantas vezes negamos algo que é nosso, para agradar ou para levar adiante um relacionamento ou uma ficada.
Se você está nessa situação, ou já esteve, te deixo uma pergunta. Ela sabe realmente sobre você? Ela dispõe a mesma energia que você no relacionamento? Você quer ser simplesmente um cara que faça tudo o que a mulher quer?
Com essa série de reflexões me despeço.
Trailer do filme que inspirou o post: http://www.youtube.com/watch?v=QVwBtyj8c_Y
Evolua sempre!
Abraços do Johnny!

Nenhum comentário:

Postar um comentário